INTERVENTION 2
Em dezembro do ano passado realizamos a primeira Intervention. O objetivo inicial era o de levar arte para dentro da Aliança Francesa de Goiânia. Hoje, dia 28 de março de 2007, inauguramos a Intervention 2, com a participação do grupo ArTTeria. O grupo é composto por jovens artistas em fase de formação e com poéticas em processo. O muro amplia, então, o seu objetivo: além de levar arte para dentro da AF, agora também cumpre o papel de impulsionar ações coletivas. Afirma, então, sua função de muro-ponte, de espaço de comunhão, de limite ilimitado.
Pude acompanhar um pouco o processo de trabalho do grupo para as intervenções: as reuniões foram registradas em vídeo e já geraram material para edição; a possibilidade de mostrar o trabalho de cada um dos integrantes do grupo alimentou e incentivou a produção e o pensamento a respeito do trabalho individual e também dos objetivos do Artteria.
O muro convida à ação e provoca reação. Todo aquele que age, reage à inércia e conquista a capacidade de interferir na pequena realidade que o cerca. Aquele que interfere no seu micro-universo é como a pedra lançada na lagoa: se propaga em ondas, movimenta a água parada. Que o muro possa desestabilizar, plantar dúvidas e inquietações sempre. Que ele seja uma porta, uma passagem-conexão para a autonomia da ação.
Manoela Afonso