julho 23, 2008

...e o projeto Le Mur chega ao fim


Para conhecer um pouco a respeito dos trabalhos que serão expostos, clique AQUI e baixe o pdf.

A exposição Pátria que o pariu que acontecerá em setembro de 2008, em Goiânia, reunirá 12 artistas que participaram das intervenções no muro da Aliança Francesa em 2006 e 2007. Ela encerra oficialmente as atividades relacionadas ao Le Mur.


O Zine também pára aqui: ao todo foram 4 números. Seu conteúdo está disponível na íntegra neste blog. Bom deguste!

E que venham outros muros, de qualquer natureza!

Abraços!


(em breve disponibilizaremos aqui os registros da exposição - aguardem!)


---

Segue logo abaixo o texto traduzido de Yvan Avena feito para o convite da nossa exposição:


A arte do Brasil amanhã


Eu sou um homem velho. Ao longo de mais de meio século eu acompanhei a evolução da arte moderna em países onde eu vivi: a Argentina de Espártaco Madi, a França de toda vanguarda, a Suécia romântica e contestadora, Guiné-Bissau onde a arte é sagrada, Guatemala verdadeira herdeira da cultura Maia, e agora Brasil, que inventa, pacificamente, o seu próprio futuro. Tal como todos os verdadeiros amantes da arte, estou particularmente interessado em artes e nos artistas da minha geração. Admito que algumas vezes eu acho difícil compreender a arte produzida por jovens artistas. Às vezes eu mesmo me indigno quando propõem como "avant-garde" alternativas arqui-conhecidas da história do dadaísmo. Portanto, não é complacente o observador que esses artistas utilizam para a sua apresentação. Eu ainda acredito que se eu não tivesse visto o trabalho do grupo numa das paredes da Aliança Francesa de Goiânia, hesitaria. Mas num local impossível, um estreito corredor, eles souberam, por dois anos seguidos, alcançar um mural excepcional. Cada um com seu estilo particular, mas num estado de espírito coletivo e de crítica, eles perceberam o que raramente é visto hoje nos salões e galerias: um trabalho com significado e conteúdo. É por isso que eu apoio e recomendo para os verdadeiros amantes da arte visitar esta exposição. Também porque ela representa a arte do Brasil amanhã. Atrevo-me mesmo a dizer que se um artista goiano desta geração alcançar, em alguns anos, a fama nacional e internacional, é entre eles que você irá encontrá-lo.


Yvan Avena (ex-galerista e poeta)